PORTUGAL COM TALENTO NA PRODUÇÃO DE ALGAS MARINHAS

Este domingo, na SIC mulher, rume até Aveiro com o 5º episódio da Série Mudar para Melhor, apoiada pelo programa Mar2020, e deixe-se surpreender por uma equipa especializada de jovens que alia o conhecimento à atividade produtiva, e se dedica à cultura de algas marinhas nas antigas salinas de Aveiro.

mudar-para-melhor-sic-mulher

É na Algaplus uma unidade de produção biológica integrada, de algas e de peixes, localizada em Ílhavo, que Fátima Lopes conversa com jovem biólogos que partilham a paixão por cuidar, diariamente, de milhões de “bebés” de algas  s.

 

A ALGAplus conta com o apoio do programa Mar 2020, para o desenvolvimento de processos inovadores e impulsionadores de ecossistemas sustentáveis, quer do ponto de vista ambiental quer económico. A inovação é a espinha dorsal da atividade desta empresa, tanto ao nível interno quanto em projetos de investigação nacionais e internacionais, assente num quadro de recursos humanos especializado e uma vasta rede internacional de IDI. A melhoria da eficácia dos processos de cultivo, diferenciação de soluções inovadoras e de base técnico-científica baseadas nas macroalgas marinhas, são uma aposta contínua.

Venha espeitar connosco e desvendar uma pequena parte deste novo Episódio.

 

Nesta série, apresentada por Fátima Lopes, vamos visitar exemplos de projetos apoiado pelo programa Mar 2020, que estão localizados nas várias regiões do país e que mostram o dinamismo do sector e o empenho e a resiliência dos seus profissionais.

A exibição dos próximos episódios tem a seguinte programação:

5º episódio | 28 de agosto | episódio dedicado à aquicultura (algas) na Ria de Aveiro, em Ílhavo;

6º episódio | 4 de setembro | episódio dedicado à indústria conserveira, em Matosinhos.

 

Se quiser ainda assistir aos episódios anteriores, basta ir ao canal Youtube do Mar 2020.

 

De acordo com dados do INE, a produção aquícola em Portugal registou. em 2020, 16 999 toneladas, traduzindo um aumento de 18,6% face a 2019. A produção de moluscos em aquicultura (9 863 toneladas) aumentou 47,5%, e representa 58,0% da produção aquícola total, face a 46,6% em 2019, sendo as ostras a espécie mais relevante. As vendas da aquicultura geraram uma receita de 99,9 milhões de euros.

 

Mar 2020: faz acontecer com sustentabilidade!

ir para o topo