Rota do polvo na dieta Mediterrânica – Exposição de fotografia desenvolvida no âmbito dos Roteiros de Pesca de Santa Luzia, por Pepe Brix

No âmbito do projeto "Roteiros de Pesca de Santa Luzia - Rota do Polvo e Rota do Atum-Barril", financiado pelo Programa Operacional Mar 2020 e aprovado pelo Grupo de Ação Local da Pesca do Sotavento Algarve, o Município de Tavira apresenta a exposição intitulada “O Polvo Ordena”.

capturar17092021

Inserido nos “Dias da Dieta Mediterrânica”, este evento decorre no Salão da Junta de Freguesia de Santa Luzia de 3 a 30 de setembro, entre as 09h:00 e as 17h:00.
A iniciativa inscreve-se num projeto de amplitude alargada no âmbito do qual se pretende valorizar, recuperar e dar a conhecer o património marítimo, em particular da pesca local de Santa Luzia: Polvo e Atum.
A criação dos roteiros do polvo e do atum visam ser um contributo de valorização da pesca e dos pescadores, através de quatro componentes principais: investigação, divulgação, formação e cultura/turismo.
Para o alcance da valorização da pesca e dos pescadores contribuem os seguintes objetivos específicos:
- Promover a sustentabilidade e valorização do património natural e cultural da Ria Formosa na freguesia de Santa Luzia;
- Promover, potenciar, recuperar e valorizar o património marítimo: dinamizar as rotas do Polvo e do Atum;
- Gerar conteúdos com vista a potenciar o turismo: obter registos históricos através de documentos, fotografias, artes de pesca relevantes da história da pesca do atum e do polvo na freguesia de Santa Luzia;
- Desenvolver produtos turísticos alternativos ao binómio “sol e praia”;
- Dinamizar a economia local;
- Envolver os atores locais na salvaguarda do património marítimo;
- Promover o intercâmbio intergeracional de saberes com vista a constituir património marítimo sustentável;
- Diversificar a oferta turística do concelho e potenciar o turismo;
- Valorizar e promover iniciativas que estejam englobadas na Dieta Mediterrânica, enquanto Património Cultural Imaterial da Humanidade, contribuindo assim para o Plano e Salvaguarda da Dieta Mediterrânica.
A visita a esta exposição estará suspensa na semana que antecede as próximas eleições autárquicas, uma vez que será naquele espaço que decorrerá o ato eleitoral da freguesia.
Esteja atento e não perca esta oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o modo de trabalho dos nossos pescadores.

ir para o topo