Sabia que hoje é dia da Docapesca?

A Docapesca é a entidade responsável pela gestão de todas as Lotas, no continente português, tendo a seu cargo o serviço público de Primeira Venda de Pescado.

baleeira-1

 

No Mar 2020, a Docapesca é um dos 3 maiores promotores de investimento, sendo responsável por 72 projetos aprovados, metade dos quais estão totalmente executados. Estes projetos envolvem um investimento de 18,8 milhões de euros e contam com um apoio do FEAMP de 11,9 milhões de euros.

As intervenções em lotas, que estão a ser concretizadas com o apoio do Mar 2020, envolvem um investimento de mais de 26,2 milhões de euros, das quais 14 milhões de euros em lotas nos Açores, 7,9 milhões de euros na Madeira. No continente, o maior investimento foi concretizado na em lota da Figueira da Foz.

 

As lotas são infraestruturas implantadas na área de um porto de pesca ou em zona ribeirinha na sua influência, para a

receção, leilão e entrega de pescado e outras operações que lhe são inerentes ou complementares, compreendendo a descarga, manipulação, conservação ou armazenagem do pescado.

 

O pescado da lota é um produto capturado a pensar no futuro, que adota as regras de rastreabilidade exigidas por lei. Respeita também a sazonalidade de cada espécie e as quotas de pesca estabelecidas, preservando os stocks piscícolas.

A maior parte deste pescado é capturado por embarcações nacionais a operar na costa portuguesa, exigindo menores consumos energéticos durante a captura e transporte terrestre que se traduzem numa poupança de emissões para o ambiente.

Através da etiqueta CCL - Comprovativo de Compra em Lota (CCL), o consumidor sabe a zona de captura e a arte de pesca utilizada para capturar o pescado, tendo o garante da sua qualidade.

Mar 2020: faz acontecer com sustentabilidade!

ir para o topo