Sistema Nacional de Monitorização de Moluscos Bivalves

A produção de moluscos bivalves proveniente da aquacultura e da apanha/captura reveste-se de elevada relevância no contexto do reforço da competitividade do sector aquícola em Portugal. De resto, nos últimos anos tem-se registado um aumento significativo em termos de quantidades de bivalves produzidas e exportadas e, bem assim, do respetivo valor comercial, em resultado de mudanças de hábitos alimentares e de um aumento da confiança na qualidade dos produtos por parte dos consumidores.

28092021d

 

A gestão da qualidade destes produtos de forma a salvaguardar a saúde pública é, pois, de primordial importância, impondo-se que seja feita de acordo com a Regulamentação Nacional e Europeia.

 

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.P. (IPMA), com o apoio do Mar 2020, assegura o Sistema Nacional de Monitorização de Moluscos Bivalves (SNMB), que tem por objetivos a monitorização ambiental das áreas de produção aquícola, a identificação, avaliação e monitorização de zonas com potencial para o efeito e ainda a divulgação de inovações tecnológicas e boas práticas ao nível do processo produtivo.

 

Através do SNMB pretende-se melhorar o desempenho global e a competitividade das explorações aquícolas, e de reduzir o impacte ambiental negativo das suas operações, proporcionando serviços de gestão, de substituição e de aconselhamento para as explorações aquícolas.

 

Conheça as zonas de produção, as espécies produzidas em cada uma dessas zonas e a situação, a cada momento, da permissão de apanha e captura em:  https://www.ipma.pt/pt/bivalves/index.jsp

 

Mar 2020: faz acontecer com sustentabilidade!

ir para o topo