Uma nova economia que respeita o oceano – reportagem este fim de semana na SIC notícias

Nesta reportagem do Imagens de Marca, vamos conhecer duas empresas que através da inovação, da tecnologia e da economia circular estão a desenhar parte do futuro de uma economia do mar que se quer mais sustentável e amiga do ambiente.

2022-05-13-001

 

No Porto da Nazaré, está o centro BioMarinho da Oceano Fresco. Uma empresa que se está a dedicar à aquicultura regenerativa de bivalves para reativar as espécies autóctones europeias de amêijoas e levar aos consumidores uma proteína de origem sustentável e saborosa. A Oceano Fresco, nesta fase da vida da empresa, está a criar essencialmente Amêijoa Macha e Amêijoa Boa, deverá passar a vender no mercado ainda este ano e o objetivo da empresa é no futuro próximo cultivar outros bivalves para alargar a oferta. Bernardo Carvalho e Frederico Reis, conduzem-nos pelas instalações da empresa e vão-nos explicar porque é que este processo é único em todo o mundo.

 

De seguida rumamos ao norte do país até Guimarães. A Soguima é uma empresa com mais de 30 anos no mercado de transformação de alimentos provenientes da pesca. O produto bandeira é o bacalhau seguido pelo polvo. Em média, todos os anos os portugueses consomem em média 70 mil toneladas de bacalhau por ano, um número que corresponde aproximadamente a 20% de todo o bacalhau que é capturado no mundo. Vamos conhecer como é que as práticas de economia circular dentro da Soguima estão a criar formas de aproveitar os resíduos de bacalhau.

 

Uma reportagem para ver domingo às 10h40m, na SIC Notícias. Anteveja aqui o vídeo promocional.

ir para o topo