Vai poder visitar o projeto “Portugal Primeiro – Uma Traineira com História uma traineira”

O Município de Portimão, com o apoio do programa Mar 2020,  vai restaurar a traineira “Portugal Primeiro”, visando salvaguardar e valorizar uma das mais carismáticas embarcações da pesca do cerco que operou neste porto de pesca. 

capturar454887754

A traineira “Portugal Primeiro” começou por ser um galeão a vapor, para a pesca da sardinha, em 1911, sendo esta a primeira embarcação de uma frota de nove galeões, do “Portugal Primeiro” ao “Portugal Nono”.

Em 1948, a embarcação foi adaptada ao motor a diesel, transformando-se em traineira, mas manteve a sua popa em leque, característica distintiva, continuando no ativo até 2008.

É assinalável a sua importância para a história de Portimão e suas gentes, enquanto testemunho singular do património marítimo local e de várias atividades com que esteve relacionada, desde a pesca à construção naval e indústria conserveira, lotas e comercialização de pescado, responsáveis pelo crescimento económico e social durante o século XX.

Este projeto museográfico do “Portimão Primeiro” será exibido junto ao Museu de Portimão, numa estrutura especialmente construída para o efeito, a qual recria o ambiente de estaleiros navais que outrora marcavam a paisagem da zona ribeirinha de Portimão. A estrutura será concebida de modo a garantir as boas condições de conservação da traineira, nomeadamente protegendo-a da luz solar e de intempéries, sendo incluído o imprescindível sistema de rega da embarcação com água salgada, além de instalação de um sistema de iluminação cénica que possibilite a sua visualização e valorização noturna.

A recuperação e musealização da embarcação tem na sua base um trabalho de investigação, salvaguarda e divulgação através de ações culturais e educativas, levadas a cabo pela equipa do Museu de Portimão, reforçadas e valorizadas com a participação da comunidade piscatória antiga e presente, com trabalhadores de construção naval, antigos operários e vendedores de lota, de forma a reforçar os laços de identificação da comunidade, sobretudo os jovens, com a realidade cultural marítima da cidade, sendo por isso um projeto emblemático da Estratégia de Desenvolvimento Local do Barlavento algarvio.

Mar 2020: faz acontecer com sustentabilidade!

ir para o topo