Venha conhecer o admirável mundo das algas, na única maternidade europeia de alga nori-do-atlântico

No 5º. episódio da série Mudar para Melhor, que estreia na próxima terça feira, entramos por breves instantes na história dos moliceiros para recuperar a tradição de há muitos anos, na apanha de algas na Ria de Aveiro. Moliço era o nome dado a estas algas que a população utilizava na fertilização das terras para agricultura.

capturar180320221242

 

Aveiro é naturalmente um lugar privilegiado para a produção de algas e é aqui que Fátima Lopes encontra o admirável mundo da produção de algas, numa visita à ALGAplus. Uma jovem empresa pioneira no desenvolvimento da alga nori-do-atlântico, conhecida nos Açores como erva patinha e muito utilizada na confeção de sushi.

 

Esta é a única maternidade europeia desta espécie com escala comercial! É nesta unidade de produção biológica integrada, de algas e de peixes, que Fátima Lopes conversa com Andreína Azevedo, uma jovem bióloga que partilha a paixão por cuidar, diariamente, de milhões de “bebés” de algas e a motivação de trabalhar num projeto onde evolui todos os dias. Uma incursão às pisciculturas em ílhavo, onde Helena Abreu, bióloga marinha, fundou a ALGAplus e foi acolhida, à época, pelo senhor Manuel Caçoilo. Um nome que ficou na história da empresa como um homem visionário, que aos 80 anos viu o potencial das algas num futuro sustentável. São memórias como esta, que revelam a importância de se cruzar o saber de diferentes gerações, que vamos descobrir também neste episódio.

 

A ALGAplus conta com o apoio do programa Mar 2020, para o desenvolvimento de processos inovadores e impulsionadores de ecossistemas sustentáveis, quer do ponto de vista ambiental quer económico. 

 

Venha espeitar connosco e desvendar uma pequena parte deste novo Episódio.

 

Mar 2020: faz acontecer com sustentabilidade!

 

ir para o topo